Início / Meio Ambiente / Cidades / Ecovila Viver Simples

Ecovila Viver Simples

Um grupo de 10 pessoas se reuniu para construir uma ecovila no ano de 2005.

Compraram juntos, em Janeiro de 2006, 16 hectares de terra no sul de Minas, nas altas montanhas de Serra da Mantiqueira.

O projeto da ECOVILA já estava pronto quando o grupo se uniu.

Seis meses de intenso de trabalho com uma projetista especializada foram necessários para concluir esse projeto.

Os primeiros parceiros vieram dos cursos de alquimia; alunos e instrutores que assistiram a uma apresentação contendo informações aos prováveis futuros parceiros desse projeto.

Durante um ano discutimos a nossa convenção, solucionamos a parte jurídica e discutimos projetos arquitetônicos ambientais.

No mês de Maio de 2008, já terminando a primeira etapa de construções, é chegada a hora dos cuidados com o alinhamento interno com as premissas inovadoras de convivência dentro dessa ecovila.

Durante o processo, alguns novos membros foram incorporados ao projeto, outros saíram.

Com as construções em andamento, vários estrangeiros foram naturalmente chegando e hoje, podemos dizer que a Ecovila Viver Simples possui um quadro de fundadores internacional, com canadenses, indianos, romenos e noruegueses entre seus componentes.

Atualmente, temos o mesmo número de estrangeiros e de brasileiros no grupo.

Sendo um deles especialista em construir bases de alinhamento entre membros de organizações e comunidades, já tendo participado de processos semelhantes em duas ecovilas, uma na Noruega e outra na Espanha, tal experiência tem sido de grande importância para o nosso processo.

Esse artigo tem por objetivo refletir sobre as mudanças de velhos padrões internos, impressos em nossa mente pela educação urbana, imprescindíveis à construção de um novo mundo em harmonia com a natureza.

“O método correto nas mãos de um homem incorreto será um método incorreto. O método incorreto nas mãos de um homem correto será um método correto.”
I Ching – O livro das Mutações

Ely Britto
Idealizadora da Ecovila Viver Simples
Instrutora Sênior de Alquimia Interna Taoista
Pesquisadora do I Ching

Artigos relacionados:

Compartilhe esse conteúdo

Veja Também

Ecovilas – Sobre saúde natural e conhecimento partilhado

Seria muito triste viver numa ecovila onde as pessoas precisem de seguro saúde, e quando …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *