A revista científica Nutrients publicou estudo que relacionou a alimentação vegana com a diminuição do risco de diabetes do tipo 2 em pacientes acima do peso.
O estudo acompanhou por 16 semanas voluntários que não possuíam histórico de diabetes e que estavam fora do peso considerado saudável para a idade e estatura da pessoa.
Os voluntários foram divididos em dois grupos, o primeiro retirou da dieta todos os alimentos de origem animal, como carnes, laticínios e ovos, já o segundo manteve a dieta habitual, sem restrições de alimentos.
O resultado, com base em um modelo matemático, mostrou que o grupo que aderiu à alimentação vegana teve uma melhora na sensibilidade à ação da insulina, fazendo com que as células beta do pâncreas, responsáveis pelo equilíbrio e absorção do açúcar no organismo, tivessem um desempenho eficaz e acima do que apresentou os outros voluntários do grupo que continuou consumindo alimentos de origem animal.
A diabetes é uma doença que afeta uma grande parcela da população brasileira e também mundial, aumentando riscos de amputações de membros do corpo e até infartos.
A alimentação vegana parece ser a chave para uma vida mais leve, saudável e com menos riscos de doenças agressivas.
Fonte: https://boletimvegano.com.br/2018/03/11/veganismo-diminui-o-risco-de-diabetes-aponta/