Feijão com Espinafre (feijão rico)

Você é que você come. Aqui algumas dicas de alimentação que lhe farão bem.
jruiz
Nome: José Ruiz
Facebook: jruiztjunior
Twitter: joseruiztjunior
Contato:

Feijão com Espinafre (feijão rico)

Mensagem por jruiz »

O espinafre é uma planta fantástica em termos nutritivos, mas nem todo mundo come, principalmente os mais jovens.. aqui eu sugiro alguns truques para oferecer esse alimento.

Vamos colocar espinafre no feijão.

Reaproveite a água.

Use a mesma panela que vc fará o feijão e cozinhe o espinafre

Geralmente a gente compra um maço de espinafre na feira, custa em torno de R$ 5.

Eu lavo bem, separo os talos das folhas e outras partes tenras, e os como de forma diferente.

1) As folhas

Na mesma panela que farei o feijão, coloco água com sal e 1 envelope de sazon legumes (ai meu Deus, sazon faz mal, então não coloca, mas isso ñ tem fundamento).

Quando a água já estiver fervendo, jogo as folhas (e outras partes tenras).

O cozimento é rápido, vc tem que ir no visual e de vez em quando pega um pedacinho e experimenta.

Ficou "al dente", abaixa o fogo e usa uma espumadeira e tira fora o espinafre.

2) Os caules

Pico bem fininho e jogo na panela que cozinhei as folhas.

Aqui você pode até colocar uns 5 minutinhos de pressão, o ideal é que fique bem macio, quase dissolvendo.

(todo cuidado ao abrir panelas de pressão, pesquise formas seguras de fazer isso).

3) Refogado

Enquanto o espinafre (caule) tá cozinhando, eu faço um refogado de pimenta, alho, cebola e temperos.

Aqui em casa a gente tem pimenta dedo de moça picadinho (congelado) e é por ela que eu começo o meu refogado em uma frigideira com uma mistura à gosto de óleo de girassol (só uso esse) e azeite.

Quando a pimenta já está quase dourando, coloco o alho, cebola e umas folhas de louro, e dou uma refogada..

.. por fim, coloco os temperos, uso orégano, ajinomoto, sal, chimichurri, salsinha.. aqui é pura invencionice, cada um tem seu toque..

4) O feijão

Neste ponto eu já estou com o espinafre cozido, molinho, jogo o feijão na panela junto com o refogado e ainda uso um pouco da água da panela pra lavar a frigideira (e devolver p panela).

O feijão hoje em dia fica 5 minutos na pressão e deu.. vai ficar al dente..

--------

Como comer as folhas

Conforme o tempero que vc colocou na água lá no primeiro passo do cozimento das folhas, o espinafre já vai estar pronto p comer..

Mas talvez ñ agrade o paladar de quem ñ está acostumado a comer espinafre (e precisa comer).

Nesse caso, vc ainda tem que trabalhar as folhas e a receita mais comum é um refogado no azeite (hora de calibrar o sal, talvez colocar um pouquinho de ajinomoto)..

Com o refogado quente, acrescente 1 ou 2 ovos (quebre numa xícara antes) e o resultado é um "quase" omelete, um produto mais palatável.

Tem muita criança que ñ come o espinafre da forma natural, a alternativa é "disfarçar".
--

São truques p fazer o sujeito comer espinafre.
José Ruiz
Dublê de Ativista de Sofá
https://jruiz.com.br
Responder