Tenho 60 anos, e há anos (uns 10 anos) adoto uma dieta pescetariana, baseada em peixes, frutas, verduras, legumes alguns cereais (não como carne vermelha nem aves nem alimentos processados)..
Mesmo assim estava acima do peso e a cerca de 30 dias resolvi fazer o tal jejum intermitente, que está me fazendo muito bem.
Meu jejum é do tipo comer dia sim, dia não (intermitente de 24 horas). Já perdi alguns quilos e me sinto muito bem..
O que pode acontecer se eu adotar esse modelo (comer dia sim, dia não ) o resto da minha vida?
Perguntei isso para o DeepSeek e a resposta foi essa:
---------
Adotar um jejum intermitente de 24 horas (comer dia sim, dia não) pode trazer benefícios, mas também requer cuidados para garantir que sua saúde seja mantida a longo prazo. Vamos explorar os possíveis efeitos:
Benefícios Potenciais:
Controle de Peso:
O jejum intermitente pode ajudar a manter o peso, pois reduz a ingestão calórica total e promove a queima de gordura.
Se você já está perdendo peso e se sentindo bem, isso sugere que o método está funcionando para você.
Melhora na Sensibilidade à Insulina:
O jejum intermitente pode melhorar a sensibilidade à insulina, o que é benéfico para a prevenção de diabetes tipo 2 e para o controle glicêmico.
Autofagia:
Jejuns prolongados podem estimular a autofagia, um processo celular que ajuda a remover células danificadas e a promover a regeneração celular, o que pode ter efeitos anti-envelhecimento.
Simplicidade na Alimentação:
Comer dia sim, dia não pode simplificar sua rotina alimentar, reduzindo a necessidade de planejar refeições diariamente.
Riscos e Considerações:
Deficiências Nutricionais:
Comer dia sim, dia não pode dificultar a ingestão adequada de nutrientes essenciais, como proteínas, vitaminas e minerais. Certifique-se de que suas refeições sejam bem equilibradas e ricas em nutrientes.
Como você já segue uma dieta pescetariana, é importante garantir que está consumindo fontes adequadas de ferro, vitamina B12, ômega-3 e outros nutrientes que podem ser mais limitados nesse tipo de dieta.
Metabolismo e Energia:
Jejuns prolongados podem, em alguns casos, levar a uma redução no metabolismo basal (o corpo pode se adaptar à menor ingestão calórica, queimando menos calorias em repouso).
Algumas pessoas podem sentir fadiga, tontura ou dificuldade de concentração durante os períodos de jejum.
Relação com a Alimentação:
Jejum intermitente pode, para algumas pessoas, levar a uma relação menos saudável com a comida, como compulsão alimentar nos dias de alimentação ou ansiedade em relação ao jejum.
É importante manter uma abordagem equilibrada e ouvir seu corpo.
Efeitos a Longo Prazo:
Ainda há poucos estudos sobre os efeitos a longo prazo do jejum intermitente, especialmente no padrão de 24 horas. Portanto, é difícil prever com certeza como isso afetará sua saúde ao longo de décadas.
Recomendações:
Acompanhamento Médico:
Consulte um médico ou nutricionista antes de adotar esse padrão alimentar a longo prazo. Exames de sangue regulares podem ajudar a monitorar níveis de nutrientes e saúde geral.
Variedade e Qualidade da Dieta:
Certifique-se de que suas refeições sejam ricas em nutrientes, incluindo peixes gordurosos (como salmão e sardinha), vegetais variados, leguminosas, cereais integrais e gorduras saudáveis (como azeite de oliva e abacate).
Hidratação:
Mantenha-se bem hidratado, especialmente durante os períodos de jejum. Água, chás e água com limão podem ser boas opções.
Exercício Físico:
Combine o jejum intermitente com exercícios físicos regulares, mas ajuste a intensidade conforme sua energia nos dias de jejum.
Escute seu Corpo:
Se sentir fraqueza, tontura, irritabilidade ou outros sintomas negativos, reavalie o jejum e considere ajustes.
Conclusão:
Adotar o jejum intermitente de 24 horas a longo prazo pode ser viável, desde que você mantenha uma dieta equilibrada e monitore sua saúde regularmente. No entanto, é importante estar atento aos sinais do seu corpo e buscar orientação profissional para garantir que essa prática seja segura e sustentável para você.