Página 1 de 1

Platão e o Mito da Caverna

Enviado: Qui Jul 25, 2024 8:27 am
por jruiz
mito-da-caverna.jpg
mito-da-caverna.jpg (201.57 KiB) Exibido 105 vezes
.
Alegoria da caverna (Mito da Caverna) é o sétimo capítulo do livro Republica escrita pelo filósofo grego Platão (428 a.C.-347 a.C.) e representada por Sócrates (470 a.C.-399 a.C.) e Glauco. A metáfora narra a libertação do homem das correntes da ilusão.

Nessa alegoria, as pessoas nascem presas numa caverna, acorrentadas, e a única coisa que conseguem enxergar é uma parede onde sombras de pessoas, objetos carregados por elas e animais que passam são projetadas através de uma chama, essa é a única realidade que conhecem.

Até que um dia, um deles se liberta e pela primeira vez vê a luz do sol. No primeiro momento a luz o deixa cego e incomoda, toda realidade do mundo fora da caverna ainda é algo desconhecido e difícil de entender. Com o tempo, ele aprende a contemplar o mundo real, ele nota que as pessoas, objetos e animais que projetavam a sombra existem, e que há outras cavernas, montanhas e um mundo a ser explorado.

A luz representa a verdade, conhecimento. A sombra por sua vez representa os preconceitos, nossa ignorância, ideias pré concebidas quando não enxergamos o todo com clareza.

Aqui eu abordei as redes sociais (caverna) e o filme Matrix, dá uma conferida: Redes sociais, Matrix e nós.